Quarta-feira, 5 de Maio de 2010

Adaptação

Nesta fase em que o meu filho se encontra, nós os pais temos de obrigatoriamente nos irmos adaptando duma forma mais intensa.

 

O meu filho tem 10 anos, está a terminar o 5º ano, tem muitos amigos novos, joga basquet, faz btt, pratica natação, tem aulas de musica...Nisto tudo parece impossivel como consegue ter tempo para comer e dormir, mas tem!

 

Esta nova escola trouxe muitas novas vivencias/experiencias, e brincar na rua ou ficar á frente da tv já não basta. Este menino tem muitos desejos, tem projectos, tem sonhos...

 

Eu vivo com ele, e diariamente lido com este "novo" filho, mas o pai que só está com ele 2 vezes por mês, ás vezes menos, não consegue acompanhar este evoluir do filho, e, compara-o vezes sem conta com a irmã de 5 anos, sua outra filha.

 

O meu filho tambem já teve 5 anos!! Incrivel que esse tempo passou tão rapido e agora só o posso recordar nessa idade em videos, doces videos...

 

O meu filho já teve a mesma disponibilidade que a irmã, mas isso naquela altura não lhe valeu para ter as visitas assiduas do pai, até porque naquela altura da sua vida nasceu a sua irmã e ele não podia lá estar muito tempo a "incomodar" os sonos da bebé...

Não foram uns 5 anos faceís, na mesma casa onde vivíamos ficou o pai a viver com a madrasta, e o seu quarto foi transformado em quarto de menina e ele adivinhem....ele ficou sem quarto, ele ficou com sala para dormir...Imaginar como deve ser duro passar por isto...

 

Agora, já está crescido e os horizontes tambem se vão abrindo e mostrando, e este pequeno rapazinho tem vida própria e até tem asinhas que se vão abrindo aos poucos, sob os cuidados da mãe.

 

O pai agora ao fim de uma serie de anos afastado, este afastado significa: sem fins-de-semana juntos; muitas visitas em divida; promessas falhadas, etc, quer agora recuperar o tempo perdido, mas na verdade continua a faltar ás suas promessas, e o meu filho já não espera muito das promessas e acomoda-se a esta realidade...A ultima promessa foi recente e era passar todas as 2ª feiras ao fim da tarde para sairem juntos e lancharem ou jantarem, de forma a compensar os fins-de-semana que não poderiam ser cumpridos por algum motivo do pai ou do filho, a promessa cumpriu-se 2 vezes e passou a esquecido...

Continuando, o pai quer  agora que o filho deixe o desporto alegando que estar com o pai é mais importante. O Jaime tem treinos todos os sábados de manhã, e os jogos que acontecem de vez em quando são ao fim-de-semana! Ora, isto implica que o pai tem de vir buscar o filho de proposito ao sabado, quando lhe dava mais jeito leva-lo logo na sexta-feira! Era menos uma viagem que fazia, saía do trabalho e a caminho levava o filho. Por outro lado ainda existem os jogos que fazem com que ele não vá com o pai, embora muito poucas vezes aconteça!

 

Eu, por minha vez não concordo com o pai e acho que a criança tem todo o direito a praticar o desporto que tanto gosta e que leva tão a serio, é a serio, está federado no basquet e quando é convocado contam com ele!

Este fim-de-semana é uma desses em que vai haver jogo no domingo de manhã, será a primeira vez num jogo de campo inteiro e está felicissimo, telefonou ao pai a dar a noticia e a dizer que este domingo tinha de cá estar de manhã, o pai foi insensivel (para variar) e estragou esta felicidade não dando abertura para o deixar cá ficar no fim-de-semana, disse que 5ª feira dizia uma resposta....O Jaime vai jogar, o pai não pode proibir, é um direito que tem, ter uma vida normal e os fins-de-semana com o pai não devem de forma alguma prejudica-lo. Podem trocar o fim-de-semana ou compensar doutra forma, haja abertura e vontade para estar com...e ver feliz! Eu que vivo com ele tambem não vivo com ele debaixo das minhas saias, tambem não estará na minha casa durante o jogo, nem durante os treinos, mas eu faço questão de vê-lo jogar, eu se posso vejo-o treinar um bocadinho e isso faz-nos felizes aos dois.

 

E mais...o pai até anda sem tempo para estar com o filho, anda no seu artesanato e nem pode dar atenção ao filho, tem sido assim há meses!! porquê complicar? hein?

 

Espero que Deus me acompanhe e me Ilumine quando tiver de falar com ele (pai), que eu saiba manter a calma e a razão no lugar. E que faça/diga o que estiver certo. Por nós 3

 

 

Isto tira-me o sono......

 

 

publicado por Sancha às 01:20

link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De erezioni a 11 de Maio de 2010 às 10:00
seu blog é muito bom! Eu não leio Português bem, mas eu amo o que você escreve!
De Sancha a 11 de Maio de 2010 às 12:15
Obrigado. Volta sempre...

Comentar post

*posts recentes

* Gatos, gatos a mais...

* Saudades

* Fim de semana XXL

* Estamos em crise...nem to...

* Hoje assinei algumas peti...

* Filhote meu tesouro...

* Sempre lutar e acreditar

* Lutas judiciais

* Adaptação

* Os meus dias

* Novidades

* Expectativas

* Domingos...dias de descan...

* Filhos...

* Respeito pelos animais

* Fomeca

* Palavras de vida

* Frio e coragem

* Alertas e significados

* Amor...que mais?? (Prepa...

* De pequenino....

* Thanks

* 2010

* Natal...

* Gemeos ...

* Os animais não têm inteli...

* Fim-de-semana

* Revolta minha...

* Velhice?

* A gripe em minha casa a r...

*arquivos

* Julho 2010

* Junho 2010

* Maio 2010

* Abril 2010

* Março 2010

* Fevereiro 2010

* Janeiro 2010

* Dezembro 2009

* Novembro 2009

* Outubro 2009

* Setembro 2009

* Agosto 2009

* Julho 2009

* Junho 2009

* Maio 2009

* Abril 2009

* Março 2009

* Fevereiro 2009

* Janeiro 2009

* Dezembro 2008

* Novembro 2008

* Outubro 2008

* Setembro 2008

* Agosto 2008

* Julho 2008

* Junho 2008

* Maio 2008

* Abril 2008

* Março 2008

* Fevereiro 2008

* Janeiro 2008

* Dezembro 2007

* Novembro 2007

* Setembro 2007

* Agosto 2007

* Julho 2007

* Junho 2007

* Maio 2007

* Abril 2007

* Março 2007

* Fevereiro 2007

* Janeiro 2007

* Dezembro 2006

* Novembro 2006

* Outubro 2006

* Setembro 2006

* Agosto 2006

* Julho 2006

* Junho 2006

* Maio 2006

* Abril 2006

* Março 2006

* Fevereiro 2006

*links

*Meu e-mail

=" e-mail não aparece publicado

*Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

*pesquisar

 

*mais sobre mim

*subscrever feeds